Ícone de livros empilhados em cor amarelo.

Vilarejo Semeia

No Vilarejo Semeia compreendemos a literatura como experiência de cultura que só se realiza na relação: entre sujeito e narrativa, entre história individual e coletiva. Acreditamos que a criança precisa que um adulto-leitor que, inicialmente, medie esta relação entre ela, criança, e os livros. Porque só se aprende a gostar de ler, lendo.

Neste sentido, ler junto é terreno fértil: para fruir a literatura e também para tecer vínculos de cuidado e pertencimento social e cultural entre adultos e crianças.

Para isso, oferecemos uma curadoria sensível e comprometida, feita pela psicóloga e doutora em Educação Leonor Toledo, considerando a qualidade narrativa e estética das obras e sua pertinência às diferentes faixas etárias dos leitores de pouca idade — desde os primeiros dias de vida até o despontar da autonomia literária.

Selecionamos e enviamos (para os países da União Europeia) livros para diferentes fases da infância:

  • Bebês (0 a 3 anos) — livros que convidam às primeiras relações com a narrativa em palavras e imagens.

  • Leitura acompanhada (4 a 7 anos) —livros cujas narrativas nutrem a imaginação e a curiosidade e inspiram conversas a partir da leitura conjunta.

  • Leitura autônoma (8 a 11 anos) — livros cujas narrativas ampliam os horizontes, alimentam o pensamento crítico, o encantamento e a liberdade de imaginar.

Cada livro vem acompanhado do convite a um bom momento de leitura, uma pequena resenha e sugestões de ampliação da experiência de leitura (como conversas, brincadeiras ou reflexões).

Ler com uma criança é plantar tempo, presença, memória e pertencimento cultural.

Que cada página seja um solo fértil para crescer junto.

Entre na lista de espera

Entre na lista de espera •